Como o luxo perdeu o brilho
Autor: Dana Thomas
Editora: Campus
Ano: 2008
Conservação da Capa: Bom Estado
Conservação do Miolo: Bom Estado
ISBN: 9788535228472
Acabamento: Brochura
Nº de Páginas: 353
Tradutor: Ana Gibson
Formato: 16 x 23
Idioma: Português
Peso: 0,52
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A presente obra encontra-se em bom estado de conservação, contém, apenas, algumas manchas amareladas causadas pelo tempo.
Dana Thomas defende que a democratização das grifes de luxo, condensadas em conglomerados, desenfreou o consumismo. O luxo era "domínio dos ricos e famosos", escreve a autora, até que o "terremoto jovem dos anos 60" derrubou o elitismo e as barreiras sociais, deixando-o fora de moda "até que um novo e poderoso grupo demográfico (a mulher executiva solteira) surgisse nos anos 80". Com renda disponível e cartões de crédito, as mulheres tornaram-se mercado consumidor ávido, 'saciado' pelos comerciantes de luxo, que injetaram dinheiro em campanhas de publicidade com celebridades e estrelas de cinema. Em "Deluxe", a autora conta como peças artesanais, desenvolvidas por artesãos que criavam artigos para a corte real francesa, para a aristocracia européia e para a alta burguesia americana, tornaram-se objetos replicados em redes de varejo. O livro esclarece como funciona a engrenagem das principais confecções de roupas e acessórios de luxo e mostra a transformação de grifes exclusivas em corporações globalizadas. Dana Thomas não compartilha do pensamento de que "quanto mais gente puder usar moda, melhor". Segundo a autora, "para alcançar isso, a indústria sacrificou a integridade, sabotou seus produtos, maculou sua história e enganou os consumidores". Ela ainda acrescenta que "para tornar o luxo 'acessível', os magnatas o despiram de tudo o que o tornava especial. O luxo perdeu o brilho."